domingo, julho 09, 2006

Presentes

Entrei pro grupo Barquinho da Alegria em 2004.
No final daquele ano fizemos amigo oculto.
Minha amiga foi a Cris (a boneca que fiz pra ela tá lá, no tópico "Bonecas feitas por mim" e quem saiu comigo foi a Sara Montes, que me presenteou com essa lindeza que é a Sarinha.
Meu presente chegou na data marcada, já o da minha amiga Cris... tadinha... ganhou foi presente de Páscoa!
A Sara me disse que ainda não fazia bonecas e que a Sarinha foi sua primeira (ou uma das primeiras). Ela tá de parabéns, né não?

A Regina faz de tudo um pouco.
Ou, pelo menos, aprende de tudo.
Depois que ela fez fuxico, tear, crochê, bonecas, pintura em MDF, o escambau, tb aprendeu patchwork.
Um dos primeiros trabalhos que fez sozinha foi esse alfineteiro, da direita, e me deu de presente.
Aí me ensinou e fiz o pititim.
Hj uso o maior pra colocar alfinetes e, o menor, pra agulhas. São meus companheiros insepraráveis lá no Telelê.


Florentina é essa boneca fofa, de cabelim amarelo, que papai deu pra Alice em 2000. Deu uma igual, porém de roupa rosa (se é diferente, como pode ser igual?) pra Julie - minha sobrinha, da mma idade de Alice -.Já vi umas bonecas assim num site... espiem lá e vejam se não é igualzinha! (http://www.bonecasdepano.com.br).


Papai foi pro Nordeste. Pedi pra ele me trazer umas bonecas. Não escolhi o tipo, apenas pedi que trouxesse. E que fotografasse o que visse, pra eu conhecer o trabalho que é exposto lá.
Ele foi. E apareceu aqui em casa com essa boneca.
Não sei onde arrumou, se comprou, se ganhou, de onde veio.
Coloquei o nome de Rosilda, pq Alice já tem uma Rosinha.

Cada uma das minhas bonecas tem sua história. Algumas fiz, outras ganhei, outras são de Alice e, outras ainda, comprei (pq sou tão apaixonada que não só faço como compro!).
A maioria tem nome, e vou batizando de acordo com quem presenteou, em que época ou pra quem fiz.
A Natalina aí de baixo tem esse nome pq a Aninha fez pro Natal.
Essa aqui do lado é a Pretinha do Chaveiro, sem nenhuma conotação preconceituosa. Poderia ser a Loirinha do Chaveiro, ou Japinha do Chaveiro...
Qto à origem dela, tenho certeza! Foi papai quem me deu.
Comprou não sei de onde...r.s..

Natalina que ganhei da Ana Monteiro.Ela fez um monte! Cada uma mais linda!
Levou pra mim e me ensinou a fazer. A que fiz vou colocar (tenho coragem pra isso!) lá no tópico "Bonecas que fiz antigamente". Por favor não comparem com mto senso crítico pq eu era novata nessas coisas de boneca country. Inda mais de perna de cadarço (que eu achava horrorível). Sem contar que, naquele tempo, tinha pouco tecido de algodão e ficava com dó (literalmente) de usar qq pedacim.
Hj tenho mais de 300 estampas diferentes em algodão e inda morro de dó qdo tenho que cortar algum...rs...

Vou contar, de novo, a história da Maria do Carmo.
Nos conhecemos numa fila, nos Correios de JF. Conversa vai, conversa vem, e já estávamos falando sobre bonecas de pano.
Fui na casa dela e vi as bonequitas pititinhas mais preciosas desse mundo. Estavam numa caixa e pareciam bombons ou bolas de natal. Não dá pra descrever!
Ela me deu uma e, depois, me visitou e levou mais. Até hj não retribuí a delicadeza, mas vou.
Nos reencontramos ano passado (2005) na feira Casa e Campo e foi mto bom revê-la.´
Ela é uma pessoa realmente incrível!

Essa é a mma boneca aí de baixo, qdo virou vovó.A Lúcia Martins e eu pensamos em fazer uma bonecas que viram isso e aquilo lá na Oficina Sonho de Boneca (da Fundação Ricardo Moysés Jr - v. link). Qdo estiverem prontas eu mostro (vai demorar um pouco, pq ainda nem desenvolvemos os moldes...r.s.).



De vestidim xadrez, dupla face, taí aquela famosa boneca de Chapeuzinho Vermelho que vira Lobo que vira Vovozinha.Papai trouxe pra mim duma de suas viagens ao Nordeste.Ele ainda não aprendeu que tem que trazer, tb, o nome de quem fez, de onde é, etc....rs..



Luiz Fernando da Ana Monteiro.Me deu de presente... e eu amei!
Tenho um boneco todo costurado à mão que tb chama Luis Fernando. Mas é bem diferente deste.

Alice ganhou 50 reais de papai pra "torrar" na última viagem que fizemos. Paramos no na estrada, e ela comprou umas coisinhas...rs..Uma arara de madeira pra mamãe, um Halls verde pro Marfrancis e essa boneca pra mim.Comprou escondido, enqto eu comia um pão de queijo recheado, mandou embrulhar pra presente e me deu qdo entrei no carro.Essa minha filha é mm o que há de mais meigo e doce nesse mundo!!!!E, eu, tô longe de ser uma mãe-coruja...r.s......

Resolvi fazer um blog pra poder salvar minhas lembranças, não só as bonecas.Esse chaveiro aí, acho, foi papai quem me deu. Não tenho mais certeza.Tão vendo? Se não colocar logo em cada foto as referências sobre as bonecas, logo não saberei mais nada delas.Idade qdo chega, chega mm. E é fogo!
Ele é tão pequenininho que fico imaginando a paciência de quem fez. E o pior mm é pensar no preço pelo qual vendeu à loja.
Será sonho pensar que, um dia, o artesanato popular terá um preço justo para o artesão?

Esse moranguinho com cabeça de boneca Alice me deu numa comemoração do Dia das Mães da Escola Degraus de Ensino, de Juiz de Fora.
Qdo ela estudava no Marianinho, os presentes eram sempre do tipo utilitários: porta-chave, pano de prato...

O gato tb ganhei de uma aluna lá de Petrópolis. Ela levou no dia em que eu ia começar a ensinar a modelagem, se antecipando e compartilhando sua criação com todas.
O curso era só pras meninas convidadas e cadastradas em duas comunidades, a do bairro Duarte da Silveira e do Quitandinha. Mas apareceram outras pessoas interessadas no curso e participaram dele como visitantes.
E deram um show à parte.

Essa tb ganhei da Maria do Carmo, aquela amiga que me incentivou a começar a fazer bonecas de pano.Valeu!!
Qdo inda dava cursos era a preferida das alunas. Elas diziam que era mais simples, pq o corpo já ficava vestido.
Elas têm rezão, mas nunca fiz uma assim. Acho que tá na hora de eu rever isso.
Ah... O nome dela é Carmencita.

Esse foi presente da Carla, lá de Petrópolis.Ela fez sozinha e me deu, qdo o curso cabô.Fiquei té emocionada.É uma das bonecas de que mais gosto!
Ela não usou molde. A criação é inteira dela.Hj, transpondo essas fotos do tópico "Artes Duzôtro" pra cá, salvei esta com o nome de Carlo. Assim mm, sem o ésse. Homenagem à Carla, que me é mto querida.

Esse camelo foi a Raquel, lá do Duarte da Silveira, em Petrópolis, quem fez. A Regina comprou dela no final do curso e, depois, de tanto me emprestar pra eu mostrar aqui e ali, cabô me dando de presente..r.s...É feito com curvim (sobra de sofá), costurado por fora e com armação de arame nas perninhas.
O molde é meu, e ensinei pras meninas como fazer a modelagem, tb.


Essa boneca a Regina me trouxe no ano passado (2005)... ou teria sido em 2004????Achei mto linda, mto fofa... E essa carinha sem boca? Pode ser mais expressiva??
Acho que vi um modelo parecido numa revista japonesa. Só que a de lá não tinha olhinhos assim, eram mais redondos.

Essa boneca é um peso de porta que ganhei de presente da Maria do Carmo (que mora lá em Juiz de Fora).Era uma bruxa, tinha chapéu e tudo. Mas, sabe como é... criança em casa... o chapéu foi pro beleléu.Ela tá judiadinha mas vou (um dia) dar um jeitinho nela.Ah... ela tb tinha uma vassoura... ih.... vou ter que dar um jeitão, pra que volte a ficar como antes.

A Regina é uma amiga e tanto!Toda vez que vai ao Terequilt (um festival de patch que tem anualmente em Teresópolis) trás alguma coisa pra mim.Esse anjo ela trouxe em 2003 ou 2004 (vou perguntar pra ela e acertar isso aqui, depois). É ou não é lindo?????
Ih... já falei com ela trocentas vezes depois que postei aqui e esqueci de perguntar...r.s.
Ô Rê... bota aí, no comentário, qdo foi que me deu esse anjo.
E, se lembrar, de quem comprou, tb, pra eu colocar os créditos.
Presente de amigo oculto que ganhei da Ana Maria Meireles!!!!!!Qdo vejo sinto uma falta danada do Grupo Bonecas de Pano, que cabô...snif....Mas continuam as amizades feitas lá. Graças a Deus por isso!
Pelo MSN converso com a Lalazinha, a Dri Beltrami,Cáu,Jana,Lu Prado,Soninha,Wan, Ana Lúcia e com a Ana Maria Meireles, é claro.
Sinto mta falta da Mª Helena e da Vânia. Por onde será que andam?

Alice ganhou essa bonequinha de uma colega da escola. Agora não lembro quem, se a Luísa Vcente ou se a Luísa Lopes...
Acho a carinha dela mto gostosa, com essa boquinha torta.
Esse coelho é um porta-calcinha que a Cleide, que foi minha vizinha em S.Mateus fez e deu pra Alice.
Carol, a filha dela, é uma amiga que Alice tem e de quem sente mta falta. Ela foi morar no Rio, com uns tios, acho.
A Cleide é uma menina talentosa, trrabalha com reaproveitamento e tb faz bonecas. Já expôs na feirinha da praça do S.Mateus. Agora, só Deus sabe por onde anda. Tô sem nótícias.
Se alguém conhece, me manda um recadim, tá bom?
Gradecida!

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá,Júnia!!!Santo Deus,onde vc arruma inspiração pra tantas coisas bonitas,mulher!!!!!Que Deus te conserve sempre assim!
Li seu blog inteirinho e fiquei abismada com a bonecas,são lindas!!!Lindos mesmo são seus filhos também, o Augusto e a Alice,parabéns!Ahh!!Eu amo os animais também!!bjos.Tina

Teresa disse...

Concordo com a tina... realmente é preciso muita inspiração para criações tão lindas.
Adorei a Natalina e a Florentina:)
Beijinhos e bom fim-de-semana

DÉBORA DE JESUS LOPES disse...

Lindo seu blog, fiquei encantada com seu trabalho. Quando eu era criança ganhei o que aqui(SP) chamam "bruxa de pano", minha madrinha fez de retalhos velhos do cabelo ao enchimento. Eu adorava. Adolescente já, um dia cheguei em casa e minha falecida mãe tinha dado a uma criança que foi em casa, chorei muito e até hoje não me esqueço da sensação boa que é segurar uma boneca de pano.
Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu blog.

artecrocheetrico disse...

tô encantada com os trabalhos publicados no site. São lindos! de uma delicadeza incomum, parabéns!
bjaunzaum
artes'a'natu
http://mariaima.nafoto.net

Anônimo disse...

Seu blog é muito lindo...parabéns!!!

Avental de História disse...

Ola que lindo seu blog, adorei as bonecas negras, parabens...
se der linka meu blog...
http://aventaldehistoria.blogspot.com

obrigada,
Mayra

Anônimo disse...

Boa tarde, procuro por molda da boneca de pano chapeuzinho vermelho, vc tem alguma assim? um beijo