domingo, janeiro 29, 2006

Bonecas pra DeMello

b Esses são os bonecos que resgatei na casa da Regina.
Ela tinha guardado e me deu.
Depois que perdi meu HD foi como se minha memória tb tivesse sumido.
Agora, revendo tanta coisa, dá uma tristeza, em ver o qto perdi.
Em compensação, qdo acho algo, como agora, fico feliz que nem criança, com vontade de "bater palmas de alegria", como diria a Condessa de Segür...
Coelho Tinoco.
Meu coelho caipira.
Vi numa revista. Fiz mais ou menos que nem. Acho té que o meu ficou melhor...rs...

A Petúnia copiei da Ana Lúcia.
A dela era mto linda.
Fiz umas 4. Vendi tudo.
Essa boneca é mto especial.
Dá té vontade de fazer uma pra Alice. Coitada... mora na casa de ferreiro....









Maria Rosa.

Essa coisa fofa e linda, que agora mora na casa da Esméria, minha prima.
Naquela época tb morava lá na DeMello.



Nem lembrava mais dessa boneca.
Fiz esse molde pq queria uma boneca que fosse minha, não uma copiada de revista.
Tb não lembro pq botei o nome de Lili.
Vai ver era pra combinar com Lalá...








Essa imagem tá fora do lugar.
Mas não queria entrar de jeito nenhum.
Tive que renomear. Que será que aconteceu?
Essa aí é a carinha da Larissa, de pertim, pra ver o detalhe da tiara de botões...


Alice escolheu o nome dessa. É Larissa, que é uma colega da escola (isso qdo ainda estavam no 3º período. Agora, estão, ambas, na 4ª série..rs..).






Esse modelo tem o nome de Lalá, em homenagem à minha amiga querida, que mora emCapão Novo-RS, que me deu os moldes e explicou como fazer.


Júnior.
Não é homenagem ao irmão da Sandy e, sim, ao filho da Regina, que é um baita dum homão (mais de metro e noventa) e continua menino..rs... (deixa ele saber disso...rs..).





Fredegunda Hildegarda, concorrente fortíssima (mas não premiada, não sei pq...) ao título de galinha mais perua do Grupo Bonecas de Pano, da Ana Maria Meirelles, há alguns anos (não vou especificar pq ela fica braba qdo informo a idade dela).
Tá sentadinha, tomando um sol, nos jardins da DeMello Artes.

Detalhe do
bolso da Fredegunda Hildegarda.
Tem um pintim só pq fiquei com pregui de fazer 3....







Coelha Corina sentada no jardim da De Mello (www.demelloartes.com.br).
Dei aulas lá por um período. Agora, dou mais não.
Mas gosto mt de todos de lá. Da Nô, do Chiquinho...

sábado, janeiro 28, 2006

Bonecas que comprei

Esse bonequim comprei na "Sono Encantado", ali na Brás Bernardino.Achei mto lindo. Mto bem feitinho. E gostei mto da roupa, pq acho meio chato fazer roupa de menino.Comprei pra "tirar idéia", mas inda não fiz nada parecido...


Essa bonequinha pititinha e linda comprei na semana passada na feira de artesanato da Praça Silviano Brandão, aqui em Viçosa (agora tô morando em Viçosa).
Quem fez foi a Reny Vera Mancio, uma lindeza de menina que faz bonecas grandes e pequenas, cada uma mais linda que a outra, que nem essa que taí.
Ela tá num chaveiro, mas tb tem como ímã, lembrancinha de maternidade...
Quem quiser uma igual e não estiver em Viçosa, é só falar que passo o telefone dela (ainda não perguntei quais dados posso colocar aqui. Vou perguntar no sábado que vem...)

Tava dando aula em Petrópolis qdo vi essa boneca numa loja.Achei linda.Não tinha nada a ver com o que tava ensinando no curso, mas comprei assim mm e levei pras meninas verem. Ela fez o maior sucesso.E inda faz, pq Alice gosta mto dela.
O nome que Alice escolheu pra ela é Rosinha.








Esse menino comprei da Nina Braga numa feira Hipe que teve no Shopping Alameda.Fiquei doida qdo vi. Ele tava sentadim, de perninha cruzada. Não dei conta!!A Nina é uma das maiores e melhores bonequeiras do mundo. Nem vou falar do Brasil, pq tenho conhecido e visto trabalhos do mundo todo e ela não fica atrás de ninguém.Tenho mta felicidade em conhecê-la pessoalmente e em ter essa boneca que ela fez.O boneco é de malha, todo articulado. Mto diferente das peças que ela normalmente faz. Vou pedir pra Rê fotografar uma bruxa que ela tem e coloco aqui, pra todos verem como não estou exagerando.
Juvenal é o nome desse periquito que a Elaine (voluntária da Fundação) fez.A inspiração veio duma revista importada e dos passarins que o marido dela tem em casa.Alice se encantou com ele e o compramos, na Festa Junina da Fundação.
Graças à Elaine conheci o catálogo da Country Sampler (ou seria Sampler Country?) e até fiz uma assinatura. Tem cada coisa linda, lá.
Pra ter uma idéia, é só ver no site (www.countrysampler.com ou www.samplercountry.com ...rs...)



Achei essa boneca tão linda que não güentei e comprei.Na feira de Natal do Instituto Maria, em... em... 2003, acho (talvez tenha sido em 2002).Fiquei tão louca com as bonecas que não conseguia escolher. Então Alice escolheu por mim. Mas a boneca é minha, tá??
Toda vez que vou a alguma feira fico procurando por "irmazinhas" dela, pra identificar a artesã. Mas tudo tem sido em vão.. snif...
Se alguém conhecer a autora de tão linda peça, me avise pra eu colocar os créditos.

Essa enfermeira comprei na feirinha do São Mateus (sábados, na Praça Jarbas de Lery) da bonequeira Cida (Pitucha Fantoches).Ninguém acredita, mas ela vende, pro consumidor final, a 3 reais!!! Tem base um trem desses????Dá vontade de comprar é tudo!!!!
Tem o site da feira nos meus links... não deixem de dar uma espiada.

Coisas da Fundação




Jogo Americano que fizemos (eu fiz, com a orientação da Regina) pro bazar de Natal da Fundação em... deixovê... 2004.
Ficou uma lindeza!






Mais uma Gabriela (pro nosso deleite)...
Essa aí tem cara de Rapunzel, com esse cabelão.
Qdo escolhemos esse tecido a Jane achou mto regalado.
Nós amamos!!! Inda mais que lá na Oficina todas gostam de tudo mto colorido...rs..
Foi só ela chegar no Bazar de Natal pra ser vendida.
Quem comprou foi a Márcia, pra dar pras noras, e não teve miséria. Comprou logo 3 ou 4 duma vez (não lembro ao certo, mas isso não importa, né mezzzz?).
Té eu tô querendo uma sogra dessas!




As Gabrielas são basicamente iguais. Essa aí inda não tava prontinha. Faltavam os lacinhos do cabelo e do sapato (mas nem por isso tá menos linda, né não?). Mm sabendo que são iguais, não resisti e pedi pra que todas fossem fotografadas (tive o pressentimento que não as veria mais... e não vi mm. Foram todas vendidas!). Essa boneca é tão linda, tão fofa e tão gostosa que ninguém resiste.








Essa é a Gabriela. É o mm molde da Gabi, porém não é porta-fralda. É só uma boneca comum, de brincar. Grandooooona! Corpo de algodão cru, vestido, calcinha, sapatos e lacinhos de tricoline, cabelos de lã e enchimento de algodão siliconado. Confecção da equipe da Oficina Sonho de Boneca com o auxílio luxuoso da Luísa, da Costura, que foi quem fez os vestidos (inclusive os da Gabi porta-fralda e da Tininha, tb). Ah.. E as fotos são da Camila, filha da Lena, que voluntariou que nem a mãe e fez esse 0800 pra gente.
Da esquerda pra direita: móbiles de coração e estrela, criação da Lúcia Martins e confecção de "cada uma um pouco"; Papai Noel meu; árvore de Natal da Lúcia, tb. Mto linda, delicada, toda feita à mão, com caseado... inspirada nos anos 70, com certeza!






O ano que passou não tava pra peixe nem pra Papai e Mamãe Noel. Fizemos só 6. Este casal aí foi separado. Coitados! Alguém só quis o Bom Velhinho, deixando pra trás a coitada da velhinha que, inda bem, já tava de camisola e correu pra chorar na cama, que é lugar quente! As botinhas foram idéia da Rose, que cortou uma porção. A Lúcia ajudou com os bordados e foram vendidas quase que instantaneamente!

Já que tinha feito bruxa sem vassoura, sem aquele chapelão, sem gato preto, de vestido azul e tb de rosa.. pq não fazer uma mais moderninha, de jeans?
Me fiz essa pergunta e eu mma me respondi.
Cantarolei a música do Bob o Construtor (do Discovery Kids): "Podemos fazer de jeans??/... Podemos sim!!!".
Fizemos a primeira Marisa de jeans e mandamos pra uma feira que teve no Othon, em Copacabana, no final do ano passado.
Foi a primeira a ser vendida.
Fizemos outra, é claro!!
Infelizmente não fotografamos a primeira, que segurava um gato enooooooooooooooorme...
O detalhe dessa é o lacinho no cabelo. Ela tá de rabo-de-cavalo!

Não acredito em bruxas. E elas não existem mm. Mas isso não importa, pq tem gente que pensa diferente e compra! Qdo desenhei o vestido dessa Marisa aí do lado, a idéia era de que fosse xadrez de preto com laranja. Sandrinha revirou tudo e não achou um xadrezim sequer com essa combinação de cores. Cabamos fazendo uma com rosa e preto e, outra, com azul e preto (tá aí mais pra baixo). Pensei que não fosse dar certo. Mas deu. Gostamos do resultado. Ela já foi vendida...snif... Aliás, praticamente todas foram vendidas... buááááaá...




Essa Marisa tá mais bruxa do que as outras. Ela tem chapéu, vassoura.... Foi feita pela mma equipe lá da Fundação. Molde da Lúcia Martins, costura da Silvânia e da Sandrinha, viração e enchimento da Lena e da Oacy, cabelos da Marli, figurino e feições minhas. Ufa!










Embora tenha acabado de reclamar da construção dos blogs, cá estou pra dizer que eles têm uma qualidade: dá pra escrever e desescrever qdo quiser.
Agorinha mezzzzz esqueci de dizer que os cabelos das Marisas foram feitos pela Marli.
Se não pudesse desmanchar, teria que escrever em outro lugar, fazendo uma "errata" (como tô fazendo agora).
Inda bem que pode!!!
Mas preferi a errata, pq errar é humano e corrigir o erro tb.
Tá corrigido.
Essa Marisa tá segurando um sapo.
Não me perguntem o que ela vai fazer com ele, pq ela tá com uma cara mt estranha....

Essa coisa de blog é um tanto qto esquisita.
Tõ aqui adicionando fotos e todas que chegam por último ficam em primeiro lugar.
Será que é isso o que queria dizer aquele ditado de que "os últimos serão os primeiros"?
Sei lá...
Mas o que sei é que contei a história da criação da Marisa na primeira foto e, agora, essa outra taqui, antes, e a explicação depois...
Acho que vou fazer um manual de instruções explicando que tem que ler que nem mangá (é assim mm ou confundi as bolas? O Humberto disse que é mangá, sim. Se não for, foi ele quem ensinou errado!).
Bem... Vamos a essa Marisa...
O detalhe é o gato que ela segura no colo.
E as cores, que não são as tradicionais de bruxa.
Tb... eu entendo lhufas de bruxas!

Marisa é o nome desse molde de bruxa que a Lúcia Martins fez. Qdo fazemos um molde, colocamos logo um nome, pra poder identificar a boneca. A primeira que a Lúcia fez ficou a cara da Marisa Monte (que ela não nos ouça, ou melhor, não nos leia... ou melhor ainda... tomara que ela leia...tomara que todos leiam...hehehehe). Voltando à vaca fria... Então a Lúcia fez uma. Ficou linderérrima! Aí cortamos logo 20 duma veizada. E, com a ajuda da Silvânia e da Sandrinha, que fizeram as roupas, montamos as Marisas que estão aqui. Essa tem um gato dentro duma sacola de juta colorida e lacinho no cabelo.




Essa é a Tininha porta-fralda.
Fiz a partir duma descrição da Cristina (por isso ela chama Tininha, em homenagem).
A Cristina é a "personal stilyst.. ou stylist... ou coisa que o valha" lá da Fundação.
Ela é uma boneca, tb!
Lindinha, pititinha...mas duma competência gigante!!!
Criativa que só ela. Cheia de idéias maravilhosas!
Mas...
Né da Cristina que tamos falando.. é da Tininha, a porta-fralda...
Poizentão...
É essa aí.


Gabi porta-fralda. Fizemos de várias cores, mas só tô com foto dessa amarela. Vestidinho xadrezim com blusa de poá. Mt lindo! O bordado inglês é pra valorizar e os lacinhos, pra enfeitar..r.s.. Ela é grande. Acho que tem uns 60cm (inda não medi, cês creditam?). Ela é uma releitura da Daniele (da Alice), que é uma releitura da Roberta (da Alice, tb).











Esses são móbiles de Chiquitas e de Lucas.
A Lúcia Martins esteve em Tiradentes e trouxe uns bonequinhos.
Gostamos e fizemos uma releitura.
Fazemos branquinhos, morenos e negrinhos. Tanto bonecos qto anjos e bruxos.
Acho que se clicar na imagem ela aumenta. Aí dá pra ver melhor os detalhes.

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Bonecas que fiz antigamente...

Essa Triangulina fiz pensando num projeto de bonecas educativas.
Queria fazer algumas com o corpo nas formas geométricas.
Não deu mt certo...
Essa fiz inspirada na que vi numa revista que a Regina comprou e me emprestou.
Não lembro em qual revista foi...








Outra Triangulina. Toda costurada por fora, com pespontos.
Toda feita à mão, confeccionada só com retalhos, inclusive o recheio.











Era pra ser um Retangulino, mas ficou, mm, um Esquisitino.
Como, na época, ensinava pra comunidades onde não havia uma máquina de costura sequer, foi preciso fazer uns bonecos totalmente à mão, pra que vissem que era possível.
É o tal "resgate" cultural. Li nalgum lugar que é conhecido como "primitivo".
Acho isso de "primitivo" mt lindo.







Quadradina. Faz parte daquele projeto de bonecas educativas.
Ficou mais ou menos,né?
Cabelo um tanto qto comprido demais....











Quem tem a revista deve lembrar da Meg.
Poizentão...
Essa é a minha Meg Rosinha, que fiz sob a supervisão da Aninha (Ana Lúcia Monteiro, lá da Tijuca).
Achava, naquela época, os olhinhos das country mto tristes... Agora já acostumei e não acho mais.








Pra quem não me conhece e nem à Alice é só espiar essas bonecas.
Somos nós!!!
Mamãe e filhinha... Que fiz de tecidinhos colados num papelão.
Não é boneca de verdade. Era só pra colocar na porta do quarto dela...
Vejam como somos parecidas... Temos o mm cabelo rosa!!
Das bonecas que fiz e que inda tenho em casa, essa é a mais antiga. Feita em abril/96.




Esse é o meu Luis Fernando preto.
Todo feito em ponto-roma. Recheado de retalhinhos, tb.
Foi feito à mão com pespontos aparentes.
Dá pra ver que tem bracinhos e perninas articulados?
Foi feito em 2001, depois que fiz outros 2, branquinhos.
Um branquinho eu dei de presente. O outro sumiu.






A Jade é mais uma tentativa frustrada....
Usei Acrilpen pra pintar o rostinho. A tinta expandiu e ficou desse jeito aí.
O vestido e o sapato fiz com uns retalhos de seda. Desfiou tudo. Só não tá aparecendo pq escondi com os cabelos.










Essa é a boneca mais feia que fiz.
Tentei inventar um trem e não deu certo.
Enchi o corpo com retalho e ela ficou mto pesada.
Tirei um pouco dos retalhos e ficou murcha.
Não tinha jeito. Tanto fazia encher ou esvaziar, ela tava sempre esquisita.
Cansei de tanto desmanchar e refazer.
Dedisti.
Guardei pq não sou de jogar nada fora. Nem boneca feia.
E, essa é a mais feia!...
kakakakaka


Andréa é uma das minhas primeiras bonecas country (molde e confecção).
E é, tb, uma das mais estrupiadas.
É todinha de pano. Corpo, cabelos, enchimento.
Blusa de laise, avental de flanela, calçola de cetim, cabelo de tafetá. Uma mistureba danada que deu em nada. Uma grande boneca esquisitona!
Ela é bem grande. Deve ter uns 60cm.






Adélio é esse boneco. Um dos primeiros que fiz, no estilo country. Ana Lúcia orientou. Gosto dele pq percebo o qto evoluí nesses 6 anos.
É meu único boneco com olho de botão. Por isso é zoiúdo desse jeito.
Como não sabia fazer os moldes direito, tive que preguear as calças no corpo. Tava parecendo calça de palhaço.
Participei de 3 feiras e levei o Adélio.
Ninguém quis comprá-lo....
Agora, tb, não vendo mais!

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Trabalhos variados

Papai "viajandão" foi ao Nordeste e fotografou essas bonecas pra mim (mas não trouxe nenhumazinha..snif...). Vou ver se ele lembra em qual cidade foi e coloco os créditos aqui.
São lindas, né não?
Todas as bonecas que estão nas bancas foram fotografadas em alguma feira nordestina...






Esse coração foi a Bianca quem deu de presente pra Alice. Ela pendura na maçaneta da porta do quarto.

Painel que Alice ganhou de presente da Tia Regina.
Enqto a Rê fazia o painel, ela ficava só "namorando"... de "olho compriiiido".....
Qdo ficou pronto a Rê trouxe e deu de presente pra ela.
Imediatamente ela tirou a foto da Sandy da cabeceira da cama e colocou o painel.
Sinal de que minha filhinha tá crescendo....rs....